Amostragens e medições laboratoriais de ar para fibras respiráveis como o amianto
Realizamos amostragens e análises laboratoriais acreditadas para amianto respirável e em materiais. A monitorização e medição de ar para fibras de amianto é fundamental para entender e medir o risco que os trabalhadores e utentes estão expostos.
Efetuamos os seguintes tipos de testes de amianto:
Pessoal:
– Monitorização de níveis de exposição ao amianto, aos colaboradores em ambiente de obras.
Estático:
– Monitorização para medição de exposições localizadas ou ambientes gerais
– Monitorização para medição e deteção de fugas de contaminação durante remoções de amianto
– Monitorização do ar para verificação da estanquicidade/qualidade das remoções de friáveis (antes do desmantelamento dos confinamentos com amianto).
O método aplicado para microscopia é o de contraste de fase, aconselhado pelas instituições internacionais. É o mais utilizado internacionalmente pela relação custo-benefício e pelo tempo de resposta.
Amostragem e determinação de amianto em materiais
O processo de diagnóstico para uma avaliação de risco de exposição ao amianto, é um requisito inerente no Decreto-Lei no 266/2007 sobre proteção do trabalhador, porque é a única forma de se saber se o risco existe, assim como o seu nível.
A determinação da presença de amianto permite elaborar um plano de ação/prevenção, para controlar ou eliminar o risco.
A microscopia que utilizamos (recomendada internacionalmente) consiste inicialmente em estereoscopia para análise primária, seguida de microscopia de luz polarizada com dispersão de mancha. Toda a metodologia para determinações de amianto respirável e em materiais é fundamentada no HSG248 da HSE do Reino Unido.
Laboratório
O nosso laboratório é acreditado pelo IPAC e também controlado em termos de qualidade pela H&S (Higiene & Segurança) Laboratório do Reino Unido, através do sistema de qualidade RICE e AIMS. A organização governamental H&SL é reconhecida internacionalmente pela sua competência e rigor.